Tudo sobre
Listamos os principais pontos para você ficar por dentro quando o assunto for CRM para imobiliárias
Este artigo vai te ajudar
O CRM Imobiliário é um sistema feito para gerenciar o relacionamento com seus clientes. No caso do mercado imobiliário. Um CRM para imobiliária é usado para fazer uma boa qualificação de leads e ter inteligência comercial.
Primordialmente, tudo o que acontece na sua imobiliária estará dentro do CRM Imobiliário. Assim, você terá dados para tomar as melhores decisões.
O significado de CRM é imobiliário é Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Já o “Imobiliário”, especifica obviamente, que é voltado para o mercado imobiliário.
De maneira geral, existem bons sistemas de CRM. Porém, eles não são específicos para o mercado imobiliário.
Logo, é melhor quando você consegue gerenciar as captações de imóveis e clientes na mesma plataforma.
Afinal, para todo imóvel captado é necessário ter um proprietário atrelado à ele. O que dificulta muito a utilização de um CRM genérico, por parte das imobiliárias.
Pois estes sistemas não contam com um Sistema de Gestão de Imóveis.
Percebeu o funil acima? Como eu não sei as taxas de conversão desse exemplo, não tem como eu afirmar nada. Eu espero e torço que saiam vendas.
Agora, se eu sei as taxas de conversão por etapas. É na lata! Por exemplo:
Então, fazendo uso da matemática e da regra de 3. Podemos ver que as oportunidades que ficaram durante o funil.
Assim, nós sabemos que foram necessários que 431 oportunidades passassem pelo nosso funil para que tivéssemos 27 vendas.
O que significa que a imobiliária precisa de 16 oportunidades para fazer 1 venda.
Detalhe que quando eu sei o ticket médio das vendas, eu sei quanto eu vou faturar (ROI).
Logo, se eu conheço o ciclo de vendas. Eu sei quanto tempo o cliente fica em cada etapa e assim eu tenho uma previsibilidade de quando vão entrar as vendas para mim.
Sem um CRM para Imobiliária, não dá pra calcular e ter previsibilidade.
Nesse momento você já entendeu as vantagens que o CRM para Imobiliária proporciona. Ainda assim, é normal também surgirem dúvidas.
Por isso, vamos elencar aqui alguns pontos e obstáculos que você irá superar com a implementação. Para que possamos ajudá-lo ainda mais.
Em primeiro lugar é importante entender que as vendas são o resultado de uma série de atividades e tarefas bem executadas. Desde o momento que o imóvel é anunciado.
Sobretudo, um bom CRM para Imobiliária trará um funil de vendas. Com a finalidade de dividir seu processo de venda em etapas. Em seguida você poderá analisar em qual etapa está perdendo os clientes.
Os registros de atividades e follow-ups do atendimento permitem você ou o gestor analisarem o que acontece tanto de forma macro ou individualmente por atendimento.
Utilizando o CRM você entenderá se está agendando as visitas com um prazo muito distante, por exemplo. Onde para resolver isso, bastaria configurar um lembrete automático, enviado um dia antes do compromisso.
Da mesma forma é possível que os leads não estão sendo qualificados de maneira correta. Sendo muito mais fácil reportar ao time de marketing que determinadas fontes não são boas. Entenda, contra números não existem argumentos.
Igualmente você investe em todos os canais. Alguns trazem mais leads, outros menos. É precipitado analisar que o canal que gera menos leads, seja o pior. Cuidado, é preciso entender qual o canal que traz mais venda.
Essas análises fazem você potencializar toda sua estratégia de marketing e vendas da imobiliária. Seja bem vindo ao mercado imobiliário 4.0.
É através do CRM que você verificará se o script de vendas está sendo seguido. Afinal você terá as informações e atividades registradas dentro da plataforma. Peça aos corretores para registrarem também as objeções dos clientes. Desse modo, você pode caso necessário, atualizar o script de vendas.
Um sistema para corretores de imóveis é algo imprescindível. Por isso, ao fazer uma implementação, não se deve mudar os processos da imobiliária.
É importante mostrar como o sistema vai trazer benefício para todos os envolvidos da imobiliária.
É normal os vendedores, nesse caso, corretores, acharem que estão sendo monitorados. Principalmente os que tentam dar uma “volta” no gestor, para ser franco.
O CRM é a base, a prova e fonte de dados de análises para uma evolução contínua. Portanto, informe ao máximo os benefícios e faça um acompanhamento de perto durantes os primeiros 90 dias.
Garantir que as informações estejam sendo inseridas dentro da plataforma, trará benefícios que você poderá comprovar para a equipe mais tarde. Da mesma forma, vale a pena ressaltar, como os próprios corretores podem analisar suas ações e atendimentos.
Por fim, em minha experiência, todo lugar que um CRM foi aplicado a equipe comercial os resultados foram melhores se comparados aos períodos em que não utilizam nenhuma plataforma.
É importante analisar como estará o seu negócio no futuro. Muitas empresas de software no mercado imobiliário, condicionam os seus planos com mais tecnologias e recursos ao volume de usuários.
O que acaba por ser um impeditivo para pequenas imobiliárias e corretores de imóveis autônomos que trabalham em alta performance.
Como existem diversos tipos de CRM no mercado, é preciso ficar atento aos que são somente em inglês. Se você e sua equipe não tem familiaridade com outros idiomas, não faz sentido escolher algum que não esteja em português.
Outro fator importante, é o formato que é faturado a assinatura da ferramenta. As plataformas estrangeiras são precificadas em dólar e ainda tem a taxa de IOF, que é 6,38% do valor.
Este critério é bastante importante e faz jus ao “juntos somos mais fortes”. Por isso, escolha uma plataforma que faça integrações com os mais variados tipos de software e não somente com portais imobiliários.
Assim você tem uma flexibilidade muito maior em seus processos e automações. O mundo caminha de forma integrada. Pense nisso.
Avalie como funciona o suporte. Entende-se como suporte, não só o operador do outro lado de uma linha telefônica. Acredito que você nunca ligou para um atendente no Facebook quando está fazendo anúncios. Estou certo?
Faça uma avaliação se a empresa investe em tutoriais claros. Disponibiliza chat de contato, promove treinamentos online gratuitos. Assim, você consegue sanar suas dúvidas não importa a hora do dia.
Nesse momento, você pega o nome da empresa e joga no Reclame Aqui ou olha as avaliações dela no Google. Nem sempre as mais conhecidas são as melhores.
Verifique se a plataforma que você está analisando possui uma frequência considerável de atualizações. Somente assim você pode trabalhar com foco em alta performance e ter a certeza de que tudo o que existe de melhor esta sendo oferecido a você.
Certamente, agora você já tem informações para avaliar e considerar a contratação de um CRM para Imobiliária adequado a sua forma de trabalho no mercado imobiliário. Ainda que seja um corretor de imóveis autônomo ou uma imobiliária.
Espero ter ajudado nessa jornada para deixar seu negócio em alta performance e fechar cada vez mais negócios.
Antes de sair, experimente gratuitamente nosso app e descubra como simplificar sua gestão imobiliária com apenas alguns cliques!